Projeto Mulheres do Santuário preserva o patrimônio cultural imaterial de Conceição do Mato Dentro
Iniciativa em parceria entre IPES, Metso e Anglo American, promove a tradição do uso de ervas medicinais em Farmácia Viva da Cidade
No coração da Serra do Cipó, na cidade de Conceição de Mato Dentro, um projeto inspirador ganha vida e preserva o patrimônio cultural imaterial da cidade: Mulheres do Santuário — a cura pela natureza. Idealizado pelo Instituto IPÊS, com apoio da Metso e Anglo American, a iniciativa resgata uma tradição secular: o uso de ervas medicinais para melhorar a saúde.
Na cidade, a Farmácia Viva tornou-se um espaço referência em acolhimento e cura. Desde sua criação em 1998, um grupo de mulheres se dedica para manter o projeto e auxiliar a comunidade com atendimentos semanais ao lado do Santuário da cidade — motivo pelo qual o projeto leva esse nome.
A medida que chegam, as pessoas são recebidas para atendimentos individualizados com o uso do método de bioenergia, desenvolvido pelo médico japonês Yoshiaki Omura. Após o diagnóstico, os atendidos recebem chás personalizados, preparados de acordo com cada necessidade, promovendo não somente alívio e cura, mas também uma conexão profunda com o legado cultural.
Considerando o benefício social e a importância de preservar a tradição da Farmácia Viva, o instituto IPES criou esse projeto que, além de capacitar novas pessoas também preserva e promove o patrimônio cultural imaterial da cidade.
“A comunidade de Conceição de Mato Dentro tem em suas raízes o uso de plantas medicinais para o tratamento, um saber passado de geração para geração. Nossa ideia é fazer com que a Farmácia Viva continue e que mais pessoas possam ser beneficiadas por esse atendimento.”, comenta Aline Pires, co-fundadora do Instituto IPES.
Em 2024, o projeto Mulheres do Santuário entrou para a cartilha de iniciativas sustentáveis da mineradora Anglo American, através da qual a empresa impulsiona seus parceiros a apoiarem ações com a comunidade local. Além disso, a empresa promove anualmente um prêmio que reconhece os apoiadores de destaque.
“Temos escolhido ações da cartilha de sustentabilidade que, além do tema, consigam envolver educação e geração de renda. Desta vez, ter a preservação do patrimônio cultural da cidade é ainda mais significativo”, afirma Roberto Panzera, gerente de contas da Metso.
O projeto Mulheres do Santuário tem um propósito duplo: capacitar novas pessoas para oferecerem atendimento, assegurando a continuidade desse trabalho precioso, e proteger a rica história da cidade. Este segundo contará com um livro que reunirá memórias das mulheres que iniciaram o projeto, relatos de pacientes e como a Farmácia Viva funciona atualmente.
Para Carolina Lopes, responsável pelo marketing da Metso no Brasil, projetos como esse ajudam a construir o valor social da empresa junto aos seus clientes e reafirma o compromisso da Metso em estar ao lado dos seus parceiros de negócios. “Não é uma ação de marketing, e sim, uma iniciativa que realmente acreditamos que impacta positivamente o meio onde estamos envolvidos. Fomos até Conceição do Mato Dentro conhecer de perto o projeto e a história dessas mulheres nos inspirou”, completa.
O lançamento do livro e a campanha de apoio ao projeto estão previstos para serem lançados no final de maio de 2025.
Para conhecer mais sobre as iniciativas sustentáveis e educacionais do Instituto IPES, acesse o site: www.ipes.eco.br
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em março de 2025